sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Curiosidades sobre o frio de julho de 2013 no sul do Brasil

Ar-condicionado parado  

Muita gente que recorreu ao ar-condicionado para aquecer suas casas deve ter percebido que ele parou de funcionar de repente nas horas mais frias. Em entrevista ao Correio do Povo, o presidente da Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Luiz Afonso Dias, explicou que isso é normal. “Os splits, quando a temperatura fica abaixo de 5ºC, acabam congelando”, disse. Explicou que em 5/10 minutos voltam a operar. 


Calefação para pinguins
 Devido à onda de frio, a equipe veterinária do Gramadozoo (RS), redobrou os cuidados com a saúde da bicharada. Com temperatura e sensação térmica abaixo de zero grau, os profissionais estiveram em alerta 24 horas. Até o recinto dos pinguins-de-Magalhães precisou de aquecimento. Segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do parque, o pinguinário conta com climatizador que mantém umidade e temperatura controladas. A temperatura sempre ficou próxima dos 16ºC. O veterinário explica que o pinguim-de-Magalhães não vive no frio extremo. “Tem muita gente que pensa que pinguim gosta do frio, mas não é o caso dos pinguins-de-Magalhães, que são animais que viajam para a costa brasileira em busca de correntes marítimas mais quentes e ainda de alimento”, informou. 

Energia solar congelada 
Muitas placas de energia solar congelaram devido ao intenso frio da última semana no Sul do Brasil. Em Maringá (foto abaixo), a residência do Meteorologia Luiz Carlos Martins Filho ficou sem água aquecida devido ao congelamento. O problema foi pior para moradores de um conjunto residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, em Arapongas, no Norte do Paraná. Várias placas de aquecimento solar, instaladas nas casas do programa do governo, estouraram em virtude da baixa temperatura e o banho acabou "enforcado" por três dias. O congelamento de placas solares ocorre também em países como Austrália e da Europa, mas existem tecnologias mais modernas e resistentes ao tempo frio. 

Mais frio que no Polo 
A mínima de 4,2ºC abaixo de zero registrada na gélida terça-feira (23) na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Cambará do Sul foi menor que em algumas bases da Antártida. Conforme dados SYNOP da rede internacional, na terça as mínimas foram de -0,8ºC na base Esperanza, -1,6ºC na Base Orcadas, -1,6ºC em Bellingshausen, -1,3ºC na base Jubany, -4,0ºC na base Marambio, -1ºC na base Arturo Prat, -1ºC em Great Wall, -2,8ºC na base Bernardo O’Higgings, -2,6ºC em Vernadsky e -1,2ºC em King Sejong. O menor registro polar na terça, porém, bateu muito fácil, como não poderia deixar de ser, a mínima de Cambará do Sul. A estação LGB 46 AWS acusou 70,2ºC negativos. 


 Fonte: http://www.metsul.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...