A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelos usos sociotécnicos e
culturais das mídias digitais em rede. Suas dimensões vêm afetando diretamente os
cotidianos no ciberespaço e nas cidades. Nesse sentido, este trabalho investigou como
os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede nos diversos espaço/tempos
ciberculturais. Constatamos nas narrativas dos professores a busca pelos sentidos
contemporâneos mediados na e pela cibercultura. Dialogamos com as abordagens da
pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, 1998; Macedo, 2002; e Santos, 2011) e
com as pesquisas nos/dos e com os cotidianos (Certeau, 2009, Alves, 2011).
Utilizamos uma bricolagem de dispositivos baseada em conversas presenciais e online
(ambiente Moodle, via metodologia WebQuest interativa) no contexto formativo da
disciplina "Informática na Educação" do EDAI - Curso de Especialização em
Educação com Aplicação da Informática - da Faculdade de Educação da UERJ. Além
do ambiente Moodle dialogamos com os praticantes via imersão nas mídias e redes
sociais da internet (Orkut, Twitter, YouTube, Blogger). Para enunciar tais práticas
recorremos aos estudos das abordagens multirreferencial e dos cotidianos, aos estudos
da cibercultura (Castells, Lemos, Santos). Analisando os rastros das itinerâncias e
narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: a) o digital em rede
potencializa e faz emergir outros espaçostempos de aprendizagem e formação,
proporcionando fazeres/saberes/fazeres autorais e colaborativos; b) encontramos nas
narrativas dos professores dentro/fora do ciberespaço e de outros espaços
multirreferenciais de aprendizagem que estes buscam em suas
práticas/teorias/práticas os sentidos contemporâneos dos currículos nos
espaçotempos formativos dos quais fazem parte.
Fonte: http://www2.unimep.br/endipe/1548c.pdf
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