sexta-feira, 8 de junho de 2012

Macroglossum stellatarum, a incrível mariposa que pensa que é um beija-flor


A Macroglossum stellatarum, conhecida como mariposa Beija-flor, é um membro da familia Sphingidae. Seu longo nariz e seu comportamento de pairar no ar, acompanhado por um ruído semelhante ao ruído de um cantarolar, torna-a muito parecida com um beija-flor ao mesmo tempo em que se alimentam de flores. Não deve ser confundida com a mariposa chamada mariposa beija-flor da América do Norte, do gênero Hemaris,são membros da mesma família e com comportamento e aparência semelhante.
A semelhança com os beija-flores é um exemplo de evolução convergente. Ela voa durante o dia, especialmente no brilho do sol, mas também ao entardecer, e até mesmo na chuva, que é incomum para as mariposas mesmo diurnas. Suas habilidades visuais têm sido muito estudadas, e elas demonstraram ter uma habilidade relativamente boa para aprender a cores.
A mariposa beija-flor é distribuída em todo o mundo antigo, do Norte de Portugal ao Japão, mas reside apenas em climas mais quentes (Sul da Europa, norte de África e pontos do leste). É um inseto forte, amplamente disperso e pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar do hemisfério no Verão. No entanto ele raramente sobrevive ao inverno em latitudes setentrionais (por exemplo, norte dos Alpes na Europa, norte do Cáucaso na Rússia).
Ela é conhecida como "mariposa beija-flor" nos EUA e também como "mariposa abelha" na Europa, que por vezes causa confusão entre esta espécie e o gênero norte-americano. Duas ou mais ninhadas são produzidas a cada ano. Os adultos podem ser encontrados em qualquer época do ano, especialmente no sul da europa, onde pode haver três ou quatro ninhadas.


Fonte: http://ukmoths.org.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...