sexta-feira, 29 de novembro de 2013

E se eu não morasse na Terra?

Ei, quantos anos você tem? Você com certeza já ouviu essa pergunta muitas vezes, e a resposta está sempre na ponta da língua. Mas você sabia que sua idade hoje não seria a mesma se você morasse em Marte, Saturno ou qualquer outro planeta que não a Terra?
Um ano é o tempo que um planeta do sistema solar demora para percorrer um giro completo em torno do Sol. Como os diferentes planetas estão posicionados a distâncias diferentes de nossa estrela central, cada um deles precisa de um tempo diferente para fazer esse giro. Então, os anos têm durações distintas em cada planeta!

Movimentos da Terra
Cada planeta realiza dois movimentos diferentes. A rotação é o giro em torno do próprio eixo e uma volta completa corresponde a um dia. Já a translação é o movimento que os planetas fazem em torno do Sol, e uma volta completa equivale a um ano desse planeta (Imagem: Wikimedia Commons)

Assim, se você tivesse nascido em Saturno, sua festa de um ano de idade demoraria 29 anos terrestres para acontecer, ou seja, quando você completasse uma volta inteira em torno do Sol, seus amigos da Terra já teriam completado 29.
Isso não quer dizer, porém, que você veria todos os seus amigos envelhecendo mais rápido. O tempo passa da mesma forma em todos os planetas, a única diferença está na forma como se calculam os anos. “Em Vênus, por exemplo, o ano tem a duração equivalente a 225 dias terrestres”, conta o físico André Luiz da Silva, do Observatório Dietrich Schiel.

Sistema solar
O tempo de translação de cada planeta muda porque eles estão a distâncias diferentes do Sol. Assim, não apenas o caminho a percorrer é maior, mas a velocidade de sua viagem é menor (Imagem: Asociación Astrónomos Aficionados / Flickr)



A duração dos dias também muda, pois cada planeta demora um tempo diferente para fazer o movimento de rotação, ou seja, de girar em torno de si mesmo. Enquanto a Terra demora 24 horas para fazer um giro – esta é a duração do nosso dia –, Vênus demora 243 vezes mais. Isso quer dizer que, nesse planeta, a duração do dia e do ano é quase a mesma. Que coisa esquisita!

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/e-se-eu-nao-morasse-na-terra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...